Disputa pelo poder: A sucessão na Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) voltou a Brasília nesta semana com foco total na disputa pela sua sucessão. A estratégia do deputado, segundo aliados, será a de esvaziar as movimentações dos adversários para tentar garantir um consenso sobre o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Presidência da Câmara.

Aos seus interlocutores, Lira indicou que não acredita na viabilidade de composição de um bloco governista pelos deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA) para fazer frente ao nome de Hugo Motta. Antes favorito para ser apadrinhado por Lira, Elmar se aliou à candidatura de Brito após ser preterido pelo atual presidente da Câmara.

VEJA TAMBÉM: A Nova Era na Política: Campanhas Conduzidas por Inteligência Artificial no México

Desde então, Elmar fez uma série de acenos ao Palácio do Planalto ao lado de Brito, apontado como um nome mais próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar disso, a avaliação feita por Arthur Lira é que hoje os partidos que integram a base do governo estariam comprometidos em apoiar Motta.  

Com isso, PSD e União Brasil ficariam isolados e perderiam espaço no comando da Casa. Entretanto, o PT e o governo têm dado sinais trocados em relação à disputa até o momento.

arthur lira

Nomes como o do deputado Odair Cunha (PT-MG) e de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, já deram sinais de apoio a Motta nos bastidores. Por outro lado, Lula ainda não agiu para retirar as candidaturas de Brito e Elmar e posou para fotos com os dois deputados no último fim de semana, quando ele esteve com ambos em Belém.

Além disso, o líder do PT no Senado, senador Jaques Wagner (BA), criticou publicamente a ligação de Motta com o presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), e com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.  “Ele é uma cria. Uma cria do Ciro Nogueira, há quem diga que é uma cria do Eduardo Cunha e também é uma cria do Arthur Lira”, disse Jaques em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia. 

A fala pública do senador baiano chegou a gerar um mal-estar entre aliados de Lira e o PT. Para tentar contornar a crise, o deputado Odair Cunha ressaltou que a indicação do partido tem sido discutida com os membros do “blocão” em busca de uma convergência na formação de um candidato para suceder Lira. 

O “blocão” citado pelo deputado é o grupo de partidos que garantiu a reeleição de Lira em 2023, formado por todos as siglas exceto o Novo e a federação Psol-Rede. “O PT está discutindo qual é a tese que nós vamos decidir. Se nós vamos decidir pela manutenção e pela permanência no blocão ou se nós vamos produzir um novo bloco aqui na Casa. Essa é a discussão central. E nessa tese de permanência nós temos uma candidatura que significa a convergência dessas forças políticas, que é o Hugo Motta”, declarou Odair Cunha após uma reunião da bancada petista nesta terça-feira (15).

VEJA TAMBÉM: Trump descarta definitivamente 2º debate com Harris

A sinalização do líder do PT na Câmara sobre a possibilidade de criação de um novo bloco caminha na esteira da promessa feita por Elmar Nascimento e Antônio Brito de composição de um bloco governista. Além do União e do PSD, os dois partidos buscam no MDB, Solidariedade, Avante, Patriota e Podemos, além de outros partidos da base de Lula como PSB, PDT, PCdoB e PV.

“Nós não vamos estabelecer prazo, porque aqui o prazo é o dia da eleição. Agora, a conveniência política é que vai dizer o momento adequado e o processo de construção da bancada também”, completou Odair Cunha. 

arthur lira

Apesar disso, Lira tem ironizado e dito aos seus aliados que “União e PSD, juntos, equivalem a uma coligação do Psol com o Novo“. Nesta semana, Lira telefonou, pela primeira vez, para Elmar Nascimento desde o afastamento entre ambos provocado após a escolha de Hugo Motta. 

Segundo seus aliados, Lira teria dito a Elmar que não existirem motivos para ele ter mágoas por sua decisão de endossar o nome de Motta. O presidente da Câmara teria argumentado que sua escolha mirou a unidade da Casa e o nome de Motta angariou mais apoios. 

Em outra frente, Lira procurou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para falar sobre a sua sucessão. O presidente da Câmara articula para que o partido de Kassab retire a candidatura de Antônio Brito. 

Para tentar esvaziar as candidaturas, Lira tem indicado que o União Brasil e o PSD podem ficar fora da composição da Mesa Diretora da Câmara caso os partidos mantenham a aliança contra Hugo Motta. Neste caso, os partidos que embarcarem na candidatura do Republicanos teriam preferência nos demais cargos no comando da Casa. A participação na Mesa Diretora confere poder e cargos aos partidos.

Kassab, no entanto, manteve a candidatura de Brito e tem endossado a aliança com Elmar Nascimento. Aliados de Kassab avaliam reservadamente que “Lira entrou no modo contenção de crise”, mas que a disputa só vai ocorrer em fevereiro de 2025 e ainda há tempo para fortalecer o grupo contra Hugo Motta. 

Governo vai acompanhar movimentações de Arthur Lira Publicamente, Lula tem dito que não interferirá na disputa pela presidência da Câmara e que Lira tem o direito de tentar fazer o seu sucessor. Paralelamente, o petista tem mantido conversas com Elmar Nascimento e com Antônio Brito.

Integrantes do Centrão avaliam que a estratégia de Lula seria manter a disputa embolada e, assim, ampliar a sua influência no pleito. No Planalto, os governistas avaliam que o petista ainda não está convencido a trabalhar pela candidatura de Motta, mas isso não significa objeção ao nome do parlamentar. 

Petistas acreditam que o apoio da bancada governista será determinante para a definição nesta disputa. Os integrantes do PT, no entanto, descartam qualquer movimento brusco, já que estão desde o começo negociando com Arthur Lira. 

Para isso, integrantes do PT tiveram um encontro nesta quarta-feira (16) com Hugo Motta. Na próxima semana, a bancada deve se reunir com Brito e Elmar, separadamente. 

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

tempestade-espanha
Tempestade

Tempestade mortal na Espanha deixa dezenas de vítimas

Mais de 200 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas nas graves inundações que afetaram principalmente a região de Valência, no leste de Espanha. Em poucas horas, caiu o equivalente a um ano de chuva em algumas áreas, provocando grandes enchentes que devastaram cidades inteiras, deixando milhares de pessoas ilhadas. Em alguns lugares, foram registrados até 445,4 litros de

Leia Mais »
bolsa-de-valores
Bolsa de Valores

Dólar avança com dados de emprego e juros dos EUA em foco

O dólar subia frente ao real e o Ibovespa tinha leve baixa nesta terça-feira (29), à medida que investidores digeriam novos dados de emprego dos Estados Unidos e se posicionavam para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e a eleição presidencial norte-americana, ambas na próxima semana. Nesta sessão,

Leia Mais »
Política

STF mantém decisão que restaura direitos políticos de Pezão

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão liminar proferida pelo ministro André Mendonça que restabeleceu os direitos políticos de Luiz Fernando Pezão (MDB), ex-governador do Rio de Janeiro que teve o registro da candidatura à prefeitura de Piraí (RJ) indeferido em setembro. A liminar concedida por Mendonça suspendeu uma decisão do

Leia Mais »
Política

MDB se aproxima de Tarcísio após vitória eleitoral em SP

A eleição presidencial de 2026 pode ter a repetição da dobradinha entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) pelo menos na questão de apoios partidários. Esta é a sinalização que o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), deixou no ar ao comentar a vitória do correligionário na eleição de São Paulo

Leia Mais »
Política

Lira anuncia apoio a Hugo Motta para a Presidência da Câmara

Deputado escolhido por Arthur Lira é líder do Republicanos na Casa e causou reviravolta na corrida ao longo dos últimos dois meses. Eleição acontecerá em fevereiro de 2025. Por Kevin Lima, Paloma Rodrigues, Marcela Cunha, g1 e TV Globo — Brasília O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) que vai apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na

Leia Mais »
futuro-da-saude
Saúde

O futuro da saúde passa pela tecnologia e pela robótica

*por Fernando Arditti, vice-presidente e gerente-geral da WSO2 na América Latina. Não é de hoje que o setor da Saúde vem se destacando com um dos pioneiros no uso de tecnologia, com expectativa de mais investimentos nos próximos anos. De acordo com o Gartner, empresas do segmento vão aumentar os gastos globais com TI em

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Acessar o conteúdo