IA transforma marketing: veja como planejar na era da automação

ia-plano-de-marketing
Imagem de: Como a IA pode ajudar a elaborar um planejamento de marketing

Equipe TecMundo – Por Thiago Muniz.

A inteligência artificial vem agitando o planejamento de marketing nas empresa do mundo todo. Não é apenas uma ferramenta para orientar os rumos da empresa, mas também para ajudar fornecedores e parceiros a entenderem a direção estratégica. Internamente, ele deve deixar claro para onde estamos olhando e quais os próximos passos de ação.

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Posicionamento, diferenciação e valor agregado são os principais entregáveis de um bom planejamento. A inteligência artificial (IA) já está transformando silenciosamente o mundo do marketing, mas até que ponto ela pode ser útil na elaboração de um planejamento de marketing?

A análise de dados e auditorias são áreas onde a IA pode gerar ganhos significativos. Empresas que atuam com marketing digital, por exemplo, podem acelerar auditorias de ranqueamento de sites e análises de concorrência em buscadores e redes sociais com o uso de IA.

Ferramentas como SEMRush e Ahrefs já oferecem esse tipo de suporte, permitindo comparações detalhadas entre perfis de redes sociais ou sites, utilizando dados públicos de plataformas aplicados em chats conversacionais.

Pedir para que uma IA assuma o papel de especialista em SEO é um exemplo de como essas ferramentas podem ser usadas de forma prática.

Empresas como Amazon e Mercado Livre já utilizam IA para monitorar dados da concorrência em tempo real, analisando o desempenho de palavras-chave e o engajamento nas redes sociais. Essa tendência de integração da IA nos dashboards das ferramentas de marketing digital está cada vez mais comum, oferecendo suporte não apenas para as big techs, mas para empresas de diversos setores.

No entanto, toda auditoria e análise estratégica ainda exigem uma compreensão clara de onde estamos como organização. Mesmo com o avanço da IA, essa visão permanece predominantemente humana.

Um dos grandes desafios do futuro será fazer com que os profissionais mantenham sua intuição e não culpem a IA por decisões mal calculadas. O viés da automação, já observado em setores como saúde, aviação e finanças, onde a IA é amplamente utilizada, pode começar a ser visto com mais frequência no marketing.

Ainda assim, a criatividade e a definição de objetivos específicos precisam ser conduzidas por seres humanos, pois sem isso, é impossível definir uma estratégia diferenciada e agregar valor ao cliente.

Embora ter dados disponíveis e comentados em tempo real seja valioso, há também riscos em mudar de rota frequentemente com base em dados momentâneos. Um exemplo disso é a Peloton, que durante a pandemia cresceu rapidamente devido à alta demanda por produtos de fitness doméstico.

No entanto, após a pandemia, a empresa mudou constantemente suas estratégias de acordo com o comportamento do consumidor, resultando em problemas como excesso de estoque e demissões em massa. A falta de uma visão estratégica clara levou à perda de consistência na proposta de valor da empresa e à queda no desempenho.

O Futuro da Inteligência Artificial: Como Ela Transforma a Tecnologia

Por outro lado, empresas como a Coca-Cola utilizam IA de forma mais estratégica, por meio de ferramentas como Brandwatch, para monitorar tendências de comportamento do consumidor em diferentes países.

A Coca-Cola usa IA para analisar sentimentos e interações, mas sempre mantendo uma visão de longo prazo para garantir que a empresa esteja em sintonia com as tendências, sem perder seu posicionamento de mercado.

Quando falamos do planejamento tático, a execução de campanhas automatizadas e personalizadas é onde a IA realmente brilha, tornando-se essencial para otimizar e ajustar ações em tempo real.

Isso permite que os profissionais de marketing se concentrem mais no relacionamento humano e nos ajustes estratégicos, enquanto as automações lidam com as tarefas operacionais.

Metodologias específicas também desempenham um papel fundamental para extrair o máximo valor da tecnologia.

O PEMD (Planejamento Estratégico de Marketing Digital), uma metodologia brasileira, é um excelente exemplo de como manter o equilíbrio entre o que é humano e o que é tecnológico no processo de planejamento estratégico.

Picture of Edson Marcelo Caramelo

Edson Marcelo Caramelo

Administrador de Empresas formado pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em blogs, escritor e produtor de infoprodutos.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Mais Postagens

tempestade-espanha
Tempestade

Tempestade mortal na Espanha deixa dezenas de vítimas

Mais de 200 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas nas graves inundações que afetaram principalmente a região de Valência, no leste de Espanha. Em poucas horas, caiu o equivalente a um ano de chuva em algumas áreas, provocando grandes enchentes que devastaram cidades inteiras, deixando milhares de pessoas ilhadas. Em alguns lugares, foram registrados até 445,4 litros de

Leia Mais »
bolsa-de-valores
Bolsa de Valores

Dólar avança com dados de emprego e juros dos EUA em foco

O dólar subia frente ao real e o Ibovespa tinha leve baixa nesta terça-feira (29), à medida que investidores digeriam novos dados de emprego dos Estados Unidos e se posicionavam para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e a eleição presidencial norte-americana, ambas na próxima semana. Nesta sessão,

Leia Mais »
Política

STF mantém decisão que restaura direitos políticos de Pezão

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão liminar proferida pelo ministro André Mendonça que restabeleceu os direitos políticos de Luiz Fernando Pezão (MDB), ex-governador do Rio de Janeiro que teve o registro da candidatura à prefeitura de Piraí (RJ) indeferido em setembro. A liminar concedida por Mendonça suspendeu uma decisão do

Leia Mais »
Política

MDB se aproxima de Tarcísio após vitória eleitoral em SP

A eleição presidencial de 2026 pode ter a repetição da dobradinha entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) pelo menos na questão de apoios partidários. Esta é a sinalização que o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), deixou no ar ao comentar a vitória do correligionário na eleição de São Paulo

Leia Mais »
Política

Lira anuncia apoio a Hugo Motta para a Presidência da Câmara

Deputado escolhido por Arthur Lira é líder do Republicanos na Casa e causou reviravolta na corrida ao longo dos últimos dois meses. Eleição acontecerá em fevereiro de 2025. Por Kevin Lima, Paloma Rodrigues, Marcela Cunha, g1 e TV Globo — Brasília O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) que vai apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na

Leia Mais »
futuro-da-saude
Saúde

O futuro da saúde passa pela tecnologia e pela robótica

*por Fernando Arditti, vice-presidente e gerente-geral da WSO2 na América Latina. Não é de hoje que o setor da Saúde vem se destacando com um dos pioneiros no uso de tecnologia, com expectativa de mais investimentos nos próximos anos. De acordo com o Gartner, empresas do segmento vão aumentar os gastos globais com TI em

Leia Mais »

Envie-nos uma Mensagem

Ir para o conteúdo